Programa "Samba na Sala de Aula" entra na segunda fase
- jeanclaudiosantana
- 6 days ago
- 1 min read

O Museu do Samba dá início, em 5 de julho, à segunda fase do projeto Samba na Sala de Aula, curso de educação antirracista voltado para professores do ensino fundamental. Na ocasião, será apresentada a palestra “História do Brasil e Algumas Outras”, conduzida por André Rangel, pesquisador em Filosofia Africana, especialista em História da África e cofundador da Oyó Cultural. A inscrição pode ser feita no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEWEt9F3VnjzP63UqkT6W3P3haTRC20j7lDShF9gtnnASQdA/viewform?usp=header e é gratuita.
A palestra começa às 10h, terá duração de 2h30min e será presencial. O interessado deve ser professor em exercício na rede fundamental de ensino. A prioridade será para professores da rede pública de ensino, mas professores da rede privada também podem se candidatar.
O programa Samba na Sala de Aula se baseia na implantação da Lei 10.639/2003, que prevê ensino de cultura afrobrasileira nas escolas e faz parte do projeto "Memória Social do Samba", realizado pelo Museu do Samba com patrocínios do Governo Federal - por meio do Ministério da Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) - e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei do ISS (Lei Municipal de Incentivo à Cultura) e do Programa Ações Locais da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto conta também com apoio do Instituto Oi Futuro.