top of page

Petrobras e Governo do Estado do Rio de Janeiro patrocinam nova exposição do Museu do Samba

Com curadoria de Gringo Cardia e consultoria de Luiz Antônio Simas, mostra “Aos Heróis da Liberdade” tem previsão de estreia para maio deste ano

O Museu do Samba firmou contrato de patrocínio com a Petrobras e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para realizar sua mais nova exposição, intitulada “Aos Heróis da Liberdade”. Com curadoria de Gringo Cardia, e consultoria e textos do historiador Luiz Antônio Simas, a mostra vai apresentar uma viagem interativa pela história social do samba, com exaltação de grandes sambistas, composições e desfiles que se transformaram em referências de luta social, combate ao racismo e valorização da cultura de matriz africana. A estreia está prevista para maio deste ano e terá entrada gratuita.

O título da exposição é o mesmo do memorável samba-enredo do Império Serrano, de 1969, composto por Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e Manuel Ferreira. Com instalações cenográficas, acervo ainda inédito, recursos audiovisuais, ritmo, canto e dança, o espectador conhecerá histórias por trás da historiografia oficial, que buscaram dar voz, reconhecimento e emancipação para as comunidades negras. Sambas e personagens do Império Serrano, Mangueira, Portela e Salgueiro, entre outras escolas de samba, terão destaque na mostra, assim como as vozes de Dona Ivone Lara, Cartola, Aluísio Machado, Candeia e Monarco.

“O patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado são fundamentais para ampliarmos o alcance de nossas iniciativas artísticas e sociais, já que viabiliza uma programação que une entretenimento, cultura e conscientização. A parceria contribui também, de forma decisiva, para que o Museu do Samba siga com seu compromisso de preservação da memória do samba, valorização dos sambistas e fomento da educação patrimonial para as novas gerações, começando pela comunidade da Mangueira e as escolas de ensino fundamental do entorno”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu.

A exposição “Aos Heróis da Liberdade” foi selecionada para patrocínio por meio do edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões, lançado pela empresa em 2022, e que selecionou 15 projetos de 10 estados brasileiros. O financiamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.