top of page

Light e Governo do Estado do Rio patrocinam evento com estudantes no Dia Nacional do Livro Infantil

Será com lançamento de livro e roda de leitura com crianças da rede municipal de ensino a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, no próximo dia 18 de abril, no Museu do Samba. Localizado na Mangueira, o museu recebe o professor e escritor Odair Marques da Silva, que está lançando a obra infantil "África: Um passeio pelo Antigo Continente". O autor vai ler e conversar sobre o livro com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do entorno do Morro da Mangueira, a Escola Municipal Humberto de Campos e a Gonzaga da Gama Filho. As rodas acontecem em dois horários: às 10h30 e às 15h.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Educativo Museu do Samba’, realizado com patrocínio da Light e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Lei de Incentivo Fiscal. A atividade conta também com apoio do Instituto Unibanco e do Samba Educa. Desenvolvido com metodologia própria, o Educativo Museu do Samba é um programa de educação patrimonial voltado para estudantes da rede pública de ensino e tem como foco a valorização do samba e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar.

“O Museu do Samba tem o compromisso de levar a educação patrimonial para as novas gerações, fazendo com que elas se reconheçam como sujeitos ativos na sociedade, construindo sua identidade, empoderadas de sua cultura e ancestralidade. Para o Dia Nacional do Livro Infantil, escolhemos uma obra e um autor que têm tudo a ver com este compromisso, apresentando de forma lúdica uma imersão em nossas raízes africanas”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba e coordenadora geral do projeto educativo.

Sobre o autor - O professor Odair Marques da Silva é doutor em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal. Atualmente dedica-se a projetos sobre o continente africano e de divulgação da África contemporânea, como o livro "Atlas Geocultural da África" e a curadoria da Mostra Cultural Afrofuturista. Sua vida acadêmica inclui ainda a pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC Campinas e o mestrado em Gestão pela FEM/Unicamp. Foi docente na pós-graduação em Pedagogia Social — UNISAL/Campinas/SP, e fez parte do projeto TIME, coordenado pelo NIED/Unicamp, participando em projetos no campo das novas mídias e tecnologias aplicadas à educação. Foi secretário municipal de Educação em Hortolândia/SP, diretor da FUMEC-Campinas e coordenador do Centro Cultural de Integração Social – Cisguanabara, da UNICAMP.