top of page

Ação Griô com Vera de Jesus, neta de Clementina, recebeu crianças da Mangueira em tarde emocionante

Em celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorados anualmente em 25 de julho, o Museu do Samba realizou uma edição especial do evento Ação Griô, com a cantora e compositora Vera de Jesus, neta da lendária Clementina de Jesus, imortalizada como a Rainha do Partido Alto. Uma plateia com cerca de 20 crianças do Morro da Mangueira, participantes do projeto de afroletramento e reforço escolar, ouviu histórias inéditas da vida familiar e artística da sambista, além de canções interpretadas por Vera.

A Ação Griô é parte do projeto Educativo do Museu, voltado para estudantes da rede pública de ensino da Mangueira e arredores, tendo como foco a valorização do samba e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar. O projeto é uma ação patrocinada e incentivada pela Light e pelo Governo do Estado do Rio, através da lei Estadual de Incentivo à Cultura

"Espero que mais crianças e adultos sejam tocados pelas nossas histórias e que o samba continue sendo um meio de luta contra o racismo", disse Vera que, assim como a avó, é cantora e compositora. "Nós, pretos, somos mulheres e homens lindos. Nós somos força, resistência, felicidade, amor e esperança”, completou.

Para Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba, o projeto Educativo é fundamental para a formação da garotada em idade escolar. "Por meio de atividades como a Ação Griô, as crianças aprendem a ter orgulho de suas origens, a valorizar seus antepassados e a cultura que eles legaram ao povo brasileiro. São histórias que a História oficial não conta e que não está nos livros escolares. Elas saem daqui com outro olhar, o que é indispensável se quisermos pensar em um Brasil mais justo e com oportunidades para todos", acredita.