Cinco exposições seguem em cartaz no Museu do Samba
- jeanclaudiosantana
- 6 days ago
- 1 min read
Mostras têm curadoria de Gringo Cardia, Luis Antônio Simas e Nilcemar Nogueira, e abordam desfiles memoráveis, a força das mulheres e a ancestralidade do samba

O Museu do Samba conta com cinco exposições atualmente em cartaz: "A força feminina do samba", "Aos heróis da liberdade", "Semba Samba: corpos e atravessamentos", "Patrimônios Negros" e "Samba Patrimônio". Distribuídas ao longo de dois andares do prédio localizado próximo ao Morro da Mangueira, as mostras são interativas e contam com visitação mediada por museólogos e historiadores da instituição.
Além de conhecer a historiografia do samba, as memórias de grandes sambistas brasileiros e a história social por trás do gênero que tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2007, os visitantes podem assistir a um documentário, ouvir sambas com fones de ouvido, experimentar fantasias usadas em desfiles na Marquês de Sapucaí e fazer fotos e vídeos em espaços instagramáveis.
As exposições apresentam pérolas do acervo de mais de 45 mil itens da instituição, como roupas e objetos doados por sambistas ilustres, esculturas, fotografias, quadros originais de sambistas pintores, instalações e estações interativas.
O visitante paga R$ 20 (R$ 10, meia entrada) e pode visitar todas as exposições permanentes. O Museu do Samba funciona de terça a sábado, das 10h às 17h, na rua Visconde de Niterói nº 1296, no bairro de Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro.