top of page

Ação Griô visita escola para celebrar aniversário de Dona Zica

A Light, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentaram mais uma ação do Projeto Educativo do Museu do Samba

Fundadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira esteve na manhã de segunda, 6 de fevereiro, na Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho, em Benfica, em mais uma ação do Projeto Educativo Museu do Samba, programa de educação patrimonial voltado para estudantes da rede pública de ensino que tem como foco a valorização do samba e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar. O motivo foi mais do que especial: falar sobre a vida da aniversariante da semana, Dona Zica.


A iniciativa faz parte da Ação Griô, uma das atividades do programa, realizada por meio de uma parceria com a Light e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. A Ação Griô tem como objetivo relembrar e manter viva a tradição dos sábios contadores de história.

No encontro, a garotada pôde conhecer mais sobre Dona Zica, por meio de histórias vividas e contadas pela própria Nilcemar, que é neta da baluarte da Estação Primeira de Mangueira e do compositor Cartola. Nascida em 6 de janeiro de 1913, Dona Zica é uma das maiores matriarcas da historia do samba e, caso fosse viva, estaria completando 110 anos.

Comentários


bottom of page