top of page
Search

Feira literária 'Samba em Palavras'

  • Writer: jeanclaudiosantana
    jeanclaudiosantana
  • 11 minutes ago
  • 3 min read
Milton Cunha é uma das presenças confirmadas nos debates que acontecem no  evento
Milton Cunha é uma das presenças confirmadas nos debates que acontecem no evento

O Museu do Samba realiza até sábado, 25 de outubro, a 1ª Feira Literária: Samba em Palavras - Poesia e História. O evento, que começou na quinta (23), tem como tema central a riqueza dos sambas-enredo e a valorização da memória dos sambistas. Com curadoria de Vinicius Natal e Renata Ribeiro, a feira literária é composta por debates, contação de histórias para crianças, sarau, slam (batalha de rima) e show de samba. Estão programadas também sessões de autógrafos com escritores, além de exposição e venda de livros, com participação de quatro editoras. 


O Museu do Samba está localizado na Rua Visconde de Niterói, n° 1296, aos pés do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na plataforma  Sympla, no link  https://www.sympla.com.br/evento/feira-literaria-samba-em-palavras-poesia-e-historia/3177057.


Durante o evento, serão lançados também dois livros produzidos pelo próprio museu, a partir de seu acervo e de projetos de memória: Yabás do Samba – Memórias e Receitas, que traz vinte perfis de mulheres sambistas negras e passo a passos de pratos de culinária ancestral, e Memória das Matrizes do Samba, catálogo com 180 minibiografias de grandes sambistas que gravaram depoimentos em vídeo para o centro de documentação da instituição. 


A 1ª Feira Literária: Samba em Palavras - Poesia e História é uma realização do Museu do Samba, com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultural, por meio do Edital Feiras Literárias – Edição Rio Capital Mundial do Livro, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). 

“O samba e a produção literária vivem um romance de longa data, seja em uma sinopse de enredo, que vai gerar uma obra poética e musical, caso do  samba-enredo, seja inspirando livros de ficção, não-ficção e biografias, ou ainda ao tornar populares escritores e suas obras por meio de enredos que desfilam na Avenida dos Desfiles. É isso que vamos mostrar ao público, com uma programação instigante para toda a família e com várias das facetas desta íntima relação entre samba e literatura”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba, neta do compositor Cartola e de Dona Zica da Mangueira.


Milton Cunha, Rixxah e autores de livros e cordéis entre as atrações confirmadas

ree

De quinta a sábado, haverá mesas de debates sobre os seguintes temas: escolas de samba e religiões afro-brasileiras; o protagonismo feminino no samba; o compositor e a construção de narrativas nas escolas de samba; práticas antirracistas na literatura infanto-juvenil e a sinopse no projeto artístico do carnaval. Antes do início das mesas da tarde, o intérprete e compositor Rixxah se apresenta com repertório de sambas de enredo antológicos.


Entre as participações confirmadas estão o carnavalesco e apresentador Milton Cunha, os carnavalescos Sidnei França, da Mangueira, João Victor Araújo, da Beija-Flor, e Annik Salmon do Arranco de Engenho de Dentro; as rainhas de bateria Bianca Monteiro, da Portela), e Quitéria Chagas, do Império Serrano; e a escritora e integrante da Velha Guarda Musical do Império Serrano, Rachel Valença. 


Em todos os dias haverá sessões de autógrafos de obras literárias em lançamento. Estão confirmadas tardes de autógrafos com os autores Victor Lobisomem (cordelista, autor de “Cartola”), Evandro Luiz da Conceição (livro de contos “Minha estranha loucura”), Anderson Baltar (jornalista, autor de "O radiojornalismo pede passagem : a cobertura do desfile da Grande Rio", resultado de sua tese de mestrado na UFSC), Josiane Peçanha (autora de “Nossos Passos vêm de Longe: O Ensino de História na Construção de uma Educação Antirracista e Decolonial”), Sagat B (rapper, autor da autobiografia “O bandido que virou artista”).  A programação completa está disponível nas redes sociais (@musedosamba) e no site do Museu do Samba (museudosamba.org.br).

                   

SERVIÇO

1ª Feira Literária: Samba em Palavras - Poesia e História 

Local: Museu do Samba

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira

Dias: quinta a sábado (23, 24 e 25 de outubro)

Horário: 10h às 17h

Ingressos: GRÁTIS

Indicação: LIVRE

 
 
Alianças do Museu
Petrobras_Gov_Federal-removebg-preview.png
unibanco_edited.png
LOGO-COLORIDA-E-PRETO.png
WhatsApp Image 2021-11-01 at 11.48.01.jpeg
WhatsApp Image 2021-11-01 at 11.48_edited.png
logomarca-uerj.png
BV Logo_Principal_Digital.png
unirio.png

Conecte-se ao Museu do Samba

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

R. Visconde de Niterói, 1296 Mangueira, Rio de Janeiro, RJ
CEP 20943-001

bottom of page