top of page
Crédito_ Mariza Lima

AOS HERÓIS DA LIBERDADE

A exposição foi inaugurada em 13 de maio com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Em uma viagem interativa a exposição Aos Heróis da Liberdade passeia pela história do samba. Grandes sambistas e suas composições são homenageados durante a exposição, cujo nome é inspirado no samba-enredo da Império Serrano, de 1969. O acervo convida o visitante a conhecer narrativas por trás das instalações cenográficas que exaltam a cultura negra ao passo que combate ao racismo e à censura em seu resgate histórico.
 
Em uma mistura de ritmos, recursos audiovisuais, canto e dança, “Aos Heróis da liberdade” apresenta a relação das escolas de samba com a primeira manifestação cultural do povo escravizado. Segundo o historiador Luiz Antônio Simas, é uma exposição que “escancara as africanas e africanos que chegaram ao Brasil nos tumbeiros, e os seus descendentes, subverteram o horror do cativeiro e do racismo cotidiano em arte, beleza, sociabilidade, festa e esperança.

bottom of page